terça-feira, 14 de abril de 2015

IF x WHETHER

If x Whether
Categoria: conjunção
Significado: Se

Usos: IF expressa condição e whether expressa dúvida, embora são conjunções sinônimas.

Example:
-         If you study hard, you will graduate. = se você estudar muito, você vai graduar (notem que a condição para se graduar é estudar muito).

-         I`m not going to the party if I work tomorrow. = eu não irei à festa se eu trabalhar amanhã. (vejam que eu só irei à festa na condição de não trabalhar).
-   He doesn`t know whether he is going to the stadium next game. = ele não sabe se    vai ao estádio no próximo jogo. (percebam que ele está em dúvida se vai ao jogo).
-         Do you know whether I turn left or right to go the theater? = você sabe se eu viro direita ou a esquerda para ir ao teatro? (a pessoa que quer a informação está em dúvida pra onde seguir).

Aí o aluno me pergunta:
- Ah professor, e se eu quiser usar IF pra essas frases de duvidas aí..., eu não posso?
- Tudo bem joãzinho, pode! Tanto o IF quanto o whether estão corretos para expressar duvidas.


Example:
The waitress asked if/whether I wanted coffee or tea.  = a garçonete perguntou se eu queria chá ou café.
We didn’t know if/whether we should text or not. = nós não sabíamos se deveríamos enviar mensagem ou não.


Good luck in your applications!


Nenhum comentário:

Postar um comentário